Cerca de 90 moradores do bairro Costa do Sol, zona de Mapulene, no distrito municipal KaMavota, receberam hoje títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUATs), no contexto da implementação dos planos parciais de urbanização do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
A cerimónia de entrega dos referidos títulos foi dirigida pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, que anunciou que os planos parciais de urbanização abrangem as zonas de Albasine, Mahotas, Três de Fevereiro, Laulane, Magoanine e Zimpeto, entre outras, nos arredores da capital moçambicana. “A nossa cidade está a expandir-se em direcção ao norte, e tendo em conta esta realidade, vamos delimitar terrenos e fazer as atribuições devidas”, afirmou o edil de Maputo.
Simango disse ainda que, neste momento, o Conselho Municipal tem mais de 20 mil pedidos de terrenos feitos por munícipes, realçando que esforços estão a ser feitos no sentido de atender a esses pedidos. Entretanto, a vereadora do distrito municipal KaMavota, Estrelinda Dove, disse que outros 250 títulos de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra vão ser entregues, nos próximos dias, igualmente a residentes em Mapulene. As autoridades municipais creditam que a atribuição de títulos vai contribuir para minimizar os conflitos de terra na zona.