Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo acolhe I conferência das academias CISCO dos PALOP

A cidade de Maputo acolheu, Quarta-feira, a primeira Conferência das academias CISCO, uma multinacional sediada nos Estados Unidos da América (EUA) vocacionada para as redes, para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A cerimónia de abertura foi presidida pelo reitor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), Leopoldo da Costa. Refira-se que o ISCTEM é a única instituição do ensino superior do país que é membro do CISCO.

Falando na ocasião, Da Costa disse que se pretende com a conferência alargar no âmbito da participação aos países membros dos PALOP de modo a que possam desempenhar um papel de destaque no seio das academias africanas. “Até agora, apenas Angola e Moçambique têm tido uma participação regular”, disse.

Da Costa garantiu que o ISCTEM se compromete a continuar a desenvolver as actividades inerentes a Academia CISCO, quer na formação de instrutores, de técnicos e na melhoria dos seus equipamentos.

“Estamos, igualmente abertos a contribuir e a participar em todas as actividades formativas bem como a albergar um aproxima conferência regional da África Subsaariana”.

A Academia CISCO do ISCTEM, segundo da Costa iniciou em 2004, com apenas dois instrutores e o curso de CCNA. Contudo, actualmente conta com dez instrutores e com capacidade de leccionar mais cursos.

“A academia Cisco do ISCTEM forma, igualmente, instrutores para o IT essencial e o CCNA, criando, deste modo, novas academias como é o caso das academias CCNA” explicou.

O facto, na óptica do reitor, desempenha um papel crucial na expansão das academias Cisco em Moçambique. Por seu turno, o representante da CISCO em África, Alfir Hamid, disse que as Tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel importante para o desenvolvimento intelectual das pessoas.

Adiante, ele falou da necessidade de se incluir mais estudantes nas academias Cisco. O nome “Cisco” é uma abreviação das palavras inglesas San Francisco.E África a CISCO esta representada em países como Moçambique, através do ISCTEM, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!