Cerca de 60 mulheres empresárias de sete países africanos reúnem-se, quinta-feira, em Maputo, capital moçambicana, com vista a criar bases concretas para o estabelecimento de uma Rede de Mulheres de Negócios em África.
O evento, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), uma organização não-governamental (ONG) moçambicana, contará com a participação de mulheres empresárias de Angola, Uganda, Tanzânia, Quénia, Zâmbia e África do Sul, incluindo o país anfitrião.
Segundo um comunicado de imprensa da FDC recebido hoje pela AIM, o encontro surge na sequência de um conjunto de actividades que esta organização tem estado a desenvolver desde 2008, que visam reforçar a necessidade da existência de uma Rede de Mulheres de Negócios em África, uma plataforma que irá promover a equidade de género no mundo de negócios.
Assim, durante dois dias as mulheres de negócios vão partilhar experiências e criar bases concretas para o estabelecimento da rede.
Trata-se de um evento associado a um projecto-piloto que ambiciona criar maior aproximação entre as mulheres empresárias de África, bem como da necessidade da criação de espaços para que elas partilhem experiências e busquem soluções para os seus problemas.
“Ao contrário do que acontece nos campos políticos e sociais, onde os governos têm feito progressos significativos para garantir a participação das mulheres, elas ainda enfrentam enormes desafios para garantir o acesso aos recursos e oportunidades como empresárias e investidoras” explicou Marta Cumbi, responsável pela área do género na FDC, citada no comunicado.
No final do encontro, a s participantes esperam poder alcançar um entendimento comum sobre o envolvimento das mulheres no sector empresarial, definir a missão, visão e objectivos da rede, eleger o comité gestor da agremiação e delinear as linhas gerais que vão orientar o seu plano de acção.