Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo 122anos: artes e cultura abrilhantaram festividade

Numa iniciativa ímpar, a capital moçambicana, Maputo, acolheu na terça-feira, em simultâneo, uma série de feiras, com destaque para as de artesanato, do livro e do disco, bem como outras actividades sócio-culturais e desportivas.

O pretexto para o efeito foi as celebrações dos 122 anos de elevação de Maputo à categoria de cidade. A feira de artesanato contou com a participação de vários vendedores, grande parte das quais têm exibido as suas peças no espaço da Praça 25 de Junho, localizado na baixa da cidade. E, no caso das feiras do livro e do disco foram convidadas as livrarias e editoras que operam no país, bem como vendedores de livros usados, devidamente organizados.

Houve também a premiação dos artistas destacados no festival do batuque, bem como de diversas modalidades desportivas como ginástica massiva, artes marciais, particularmente a capoeira, voleibol, basquetebol, atletismo, entre outras. Para além das actividades anteriormente referidas, esta efeméride contou com a corrida de tchovas (carrinhas artesanais de mão usadas, principalmente, para o transporte de mercadorias).

A integração da corrida dos tchovas nas actividades desportivas por ocasião da data tem como objectivo estimular o respeito por esse sector de actividade de transporte, chamando a atenção para a necessidade de sua organização. De lembrar que a feira de gastronomia, que se realizou pelo segundo ano consecutivo na Avenida 10 de Novembro, foi uma das acções que serviu para colorir a festa dos 122 anos da cidade de Maputo. Este anos, as festividades decorrem sob o lema “Maputo: 122 anos reforçando a identidade e o orgulho da cidadania municipal”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts