Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manifestantes e polícia travam confronto durante protesto contra presidente da África do Sul

A África do Sul testemunhou episódios de violência nesta sexta-feira, quando mais de 50 mil pessoas marcharam em várias cidades para protestar contra o presidente Jacob Zuma, exigindo a sua renúncia após uma reforma ministerial que desencadeou a crise mais recente do Governo.

A polícia “disparou balas de borracha contra os manifestantes que estavam atacando outros manifestantes com pedras.

Quatro manifestantes sofreram ferimentos leves”, informou o porta-voz do Departamento da Polícia Metropolitana de Johanesburgo, Wayne Minaar.

Alguns apoiadores do partido no poder, o Congresso Nacional Africano(ANC), tentaram romper um cordão que os separava dos membros da opositora Aliança Democrática.

Em outros locais da cidade as passeatas foram pacíficas.

A demissão do ministro das Finanças, Pravin Gordhan, na reforma ministerial da semana passada revoltou aliados e opositores de Zuma e causou divisões no ANC, que governa o País desde o fim do regime da minoria branca em 1994.

A agência de classificação de risco Fitch acompanhou a S&P nesta sexta-feira e rebaixou a África do Sul para a categoria “junk”, citando a dispensa de Gordhan como uma das razões. A S&P anunciou o seu rebaixamento em uma avaliação não programada na segunda-feira.

Zuma, de 74 anos, já enfrentou outros protestos. Na quarta-feira o ANC rejeitou os pedidos para que ele renuncie, e analistas duvidam que as marchas abalem o presidente, dizendo que os seus partidários no Parlamento votariam contra uma moção de desconfiança contra ele no dia 18 de Abril, uma das principais motivações das marchas desta sexta-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!