Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manica : mais de 590 mil dólares aplicados na desminagem

Mais de 590 mil dólares norte-americanos estão a ser aplicados nas actividades de desminagem humanitária na província de Manica, Centro de Moçambique.

 

O projecto, financiado pelo governo japonês, deverá beneficiar cerca de 50 mil habitantes das comunidades próximas das áreas suspeitas de estarem minadas dos distritos de Sussundenga, Moussurize, Gondola e Manica, pois permitirá que haja mais áreas tanto de habitação como de cultivo. Desde Maio último uma mina anti-tanque foi destruída numa zona próxima da fronteira com o Zimbabwe e uma outra, anti-pessoal, foi também localizada e destruída na área da barragem de Chicamba.

 

Em Gundingwe, uma das equipes já desminou mais de 2.600 metros quadrados tendo detectado e destruído sete minas anti-tanque, duas das quais foram encontradas a cinco metros da margem de uma rua muito utilizada pelas populações locais. Porém, as equipas envolvidas na desminagem enfrentam dificuldades pelo facto de o terreno ser muito escarpado e rochoso. Os engenhos foram colocados durante o conflito armado em Moçambique que durou cerca de 16 anos e terminou, em 1992, com assinatura do Acordo Geral de Paz.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!