Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mali retirado da lista de “países seguros”

O Conselho de Administração do Escritório Francês para a Protecção dos Refugiados e Apátridas (OFPRA) decidiu retirar o Mali da lista dos países seguros.

Segundo a agência de notícias PANA,  situação instável no Mali engendrada pelo Golpe de Estado de Março último que destituiu o então Presidente da República, Amadou Toumani Touré, o controlo das regiões do norte do país por movimentos rebeldes islamitas, a deterioração da situação de segurança e graves violações dos direitos humanos motivaram a tomada desta decisão pela OFPRA.

Em Julho de 2010, o Conselho de Estado, respondendo a um requerimento de várias associações, incluindo Fórum Refugiados, decidiu que o Mali apenas podia ser considerado como seguro para os seus cidadãos de sexo masculino, tendo em conta a frequência da prática de excisão de que são vítimas mulheres neste país.

Para a OFPRA, é considerado como país de origem segura, os que velam pelo respeito dos princípios da liberdade, da democracia e do Estado de direito, bem como pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!