Já é pela segunda vez em menos de seis meses que a escola Secundaria e Pré-Universitária de Alto Molocué, norte da Zambézia, regista roubo de equipamento informático ali instalado.
Da primeira vez os meliantes conseguiram roubar apenas um computador dos mais de seis ali montados e pelas informações que o nosso jornal teve é que falava-se na conivência do guarda em serviço e depois dai apenas recuperou-se o monitor.
Desta vez a coisa piorou. Roubaram tudo o que lá havia. Tudo aconteceu quando na noite da quinta-feira da semana passada, indivíduos desconhecidos usando a perícia de roubo, introduziram-se no interior da sala e dai começaram a desmontar os computadores.
O guarda, longe de se aperceber, apenas sentiu depois que a casa estava escancarada. Já quando comunicada a polícia, esta fez-se ao terreno e numa destas suas andanças, cruzaram com um cidadão que transportava um computador, por coincidência ou não, o mesmo estava envolvido com uma capulana idêntica a aquelas que havia na sala de informática. Dai o homem escapuliu-se abandonando a encomenda.
Conforme relata o nosso colaborador naquele distrito, neste momento encontra-se detido o guarda e a polícia diz continuar com acções de busca convista a recuperar os bens roubados.
Até agora não dados concretos se houve ou não envolvimento do referido guarda, mas tudo aponta para que o guarda deve estar metido em esquemas.