Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais um jornalista detido em Cabo Delgado e Amade Abubakar segue detido há 46 dias

Um jornalista da Rádio e Televisão de Macomia foi detido na segunda-feira (18), na província de Cabo Delgado, em circunstâncias ainda não esclarecidas, segundo o MISA-Moçambique.

Trata-se de Germano Daniel Adriano. Não há informações pormenorizadas sobre a sua prisão.

Em comunicado de imprensa, o MISA disse que “não possui detalhes sobre as razões desta última detenção e reitera a sua preocupação perante esta onda de contínuas detenções arbitrárias de jornalistas, particularmente o envolvimento de militares nos interrogatórios, na ausência de advogados”.

Esta a segunda detenção, volvidas 45 dias, em que Amade Abubakar, detido a 05 de Janeiro deste ano, foi também recolhido ao calabouços em Macomia.

Ele é acusado de cooperar com os insurgentes que, desde 05 de Outubro de 2017, promovem ataques a vários povoados recônditos de alguns distritos de Cabo Delgado.

Amade Abubakar passou 13 dias num quartel militar de Mueda, em Cabo Delgado. Após esse período, um juiz legalizou a prisão do jornalista, mesmo admitindo é ilegal.

Dias depois, as autoridades judiciais disseram que Amade é acusado de crime instigação pública com recurso a meios informáticos e a sua detenção visa supostamente não perturbar investigações sobre o seu alegado envolvimento nos referidos ataques.

Nesta terça-feira (19), Amade fez 32 anos de idade. Um segundo pedido para a sua liberdade provisória aguarda por uma resposta do tribunal, que respondeu negativamente ao primeiro similar.

Contudo, os apelos para a libertação do jornalista continuam. Há dias, a Organização das Nações Unidas (ONU) apelou às autoridades moçambicanas para que libertem imediatamente o visado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!