Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais um ex-tesoureiro do partido governista é acusado de corrupção na Espanha

Um terceiro ex-tesoureiro do Partido do Povo (PP), actualmente no poder na Espanha, foi acusado de lavagem de dinheiro, esta Terça-feira (26), num escândalo que pode prejudicar o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nos seus esforços para fortalecer a economia do país.

O juiz do tribunal superior Pablo Ruz disse numa decisão que vai questionar Angel Sanchis a 10 de Abril por acusações de que ele ajudou Luis Barcenas, outro ex-tesoureiro do partido, a esconder cerca de 38 milhões de euros (49 milhões de dólares) em contas bancárias suíças.

Barcenas já foi acusado de usar a sua posição para aceitar subornos e sonegar impostos escondendo lucros na Suíça e de lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada.

O jornal espanhol El País publicou documentos que afirmou serem livros contábeis mantidos por Barcenas de 1990 a 2009 mostrando que o partido usou propina de empresas para completar os salários dos membros do partido, incluindo Rajoy.

Barcenas negou as acusações contra ele e agora está a processar o PP por demissão injusta, pedindo indenmização. Rajoy também negou qualquer irregularidade, mas o caso aumentou as suspeitas dos espanhóis de uma podridão profunda que agora aflige a democracia que surgiu há 35 anos depois da morte do general Franco.

Outro ex-tesoureiro do partido, Alvaro Lapuerta, foi acusado de envolvimento com as supostas propinas no início deste mês. A Espanha vai afundar em recessão este ano, disse o banco central do país esta Terça-feira, ainda sofrendo as consequências de uma crise de imóveis há cinco anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!