Oito policiais e 14 talibãs foram mortos no ataque de insurgentes a um posto na fronteira e em uma operação da polícia segunda-feira em duas regiões do sul do Afeganistão, anunciou nesta terça-feira a polícia. Na província de Zabul, um reduto dos insurgentes no sul do país, “opositores armados” atacaram um posto fronteiriço.
Durante os combates, cinco policiais foram mortos e um ficou ferido”, declarou à AFP o chefe da fronteira para o sul, o coronel Abdul Razziq. “O ataque aconteceu no distrito de Shamalzaï, na fronteira paquistanesa”, declarou, acrescentando que “cinco opositores armados também foram mortos e três ficaram feridos”. O termo “opositores armados” é a terminologia oficial para definir os talibãs, particularmente ativos no sul do país, de onde são originários.
Na província vizinha de Kandahar, também reduto talibã, o exército e a província armada e a polícia afegãs realizaram uma operação segunda-feira à noite, na qual nove talibãs morreram. “No distrito de Arghandab, nossas forças conduziram uma operação na qual nove opositores armados foram mortos, entre eles um comandante talibã”, indicou o general Sardar Mohammad Zazaï, o chefe da polícia provincial.
Os corpos dos talibãs foram todos abandonados no local. Os talibãs costumam levar os corpos dos seus colegas quando vão embora. Oito soldados americanos e um civil afegão também morream em vários ataques com bombas de fabricação caseira no sul do país, segundo informou a Otan. Os insurgentes afegãos, entre os quais talibãs cassados do poder no fim de 2001 por uma coalizão internacional realizada pelos EUA, intensificam suas violências nos últimos três anos, chegando a nível recordes nos últimos meses.