Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de três mil docentes abandonam sistema de ensino por ano

Mais de três mil docentes de Moçambique abandonam o Sistema Nacional de Educação por ano, partindo para outros destinos a procura de melhores condições de vida ou para prosseguir com os seus estudos.

Esta situação, segundo a inspectorageral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Naima Sal, resulta na insuficiência de professores para assegurarem o curso normal das aulas, afectando negativamente o processo de ensino e aprendizagem. Sal, que falava semana passada na província de Inhambane, Sul do país, disse que o MEC está a estudar formas de criar condições básicas para os professores, principalmente os das zonas rurais, com vista a contornar o problema.

Por outro lado, com vista a criar maior motivação, o MEC está a intensificar as construções aceleradas de infra-estruturas escolares, com destaque para residências dos professores. “Mesmo aqueles que foram contratados sem formação, ao longo do ano, beneficiam de capacitação, permitindo munirlhes de ferramentas suficientes para a elevação do processo de ensino”, disse Sal, citada segunda-feira pelo jornal ‘Notícias”.

Segundo ela, este problema merece uma atenção especial das estruturas do sector, sob pena de se continuar a assistir a fuga de quadros do sector depois de se investir na sua formação e na criação de condições mínimas para o desempenho das suas funções.

As escolas moçambicanas de formação de professores graduam anualmente cerca de 12 mil docentes para o nível básico, dos quais 11 mil assinam contratos com o MEC para trabalhar no Sistema Nacional de Educação. Parte dos excluídos é depois solicitada para preencher as lacunas criadas com a morte ou desistência daqueles docentes que rubricam contratos com o MEC.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!