Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de quinze mil mulheres em todo o País em projectos de geracão de rendimento

Mais de 15 mil mulheres de todo o país, principalmente das zonas rurais, foram enquadradas, nos últimos cinco anos, em diferentes projectos de geração de rendimento, no âmbito do programa de desenvolvimento sócio-económico da camada feminina, implementado pela Organização da Mulher Moçambicana (OMM).

Tratam-se de projectos ligados às áreas de agricultura, pecuária, venda de produtos alimentares e vestuários, bem como de fabrico de blocos de cimento e tijolos de argila. Paulina Mateus Ncunda, secretária geral da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), que deu a conhecer o facto a jornalistas, disse que a sua organização vai continuar a envidar esforço no sentido de garantir que as mulheres sejam, realmente, educadoras de família e alicerces do combate à pobreza absoluta no seio das comunidades.

Segundo Paulina Ncunda, para que a mulher garanta a valorização dos seus direitos e deveres, participando activamente em todos os processos de governação, é necessário que esteja preparada cientificamente e adquira conhecimentos básicos que facilitem o seu envolvimento nos diversos órgãos de tomada de decisões. Ncunda revelou que, nos últimos cinco anos, a OMM registou melhorias significativas, principalmente, nas áreas de alfabetização e educação de adultos e comércio, o que contribuiu positivamente para a melhoria das condições de vida de algumas mulheres.

A secretária geral da OMM encontrase em Nampula, desde ontem, no quadro do acompanhamento das actividades realizadas pela estrutura de base daquela organização e inteirar-se do nível e cumprimento das decisões tomadas no segundo Congresso e nos Conselhos daquela agremiação feminina Paulina Ncunda afirmou que a OMM está com as atenções viradas para a melhoria das condições de vida da mulher rural por forma que, paulatinamente, ela consiga ter acesso aos serviços básicos de saúde, educação, e se empenhe activamente na produção de comida para o sustento da família, e noutras áreas sócio – económicas e laborais.

Revelou que, em virtude de se aproximar o término do mandato do partido no poder, pretende, nesta sua visita de quatro dias, inteirar-se das actividades realizadas por parte das mulheres desta parcela do país durante os cinco anos, a fim de facilitar o estudo de estratégias para os projectos do próximo quinquénio. Na província de Nampula, a secretária da OMM tem visitas de trabalho agendadas para os distritos de Nacala – Porto, Ilha de Moçambique e Ribáuè, além da capital da província. Nestes locais, a responsável máxima da OMM vai realizar encontros com quadros seniores da Organização, visitas à algumas infra-estruturas e comícios populares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!