Um total de 233.630 estudantes, dos quais 35.928 das 10ª, 12ª do ensino secundário geral, 26.313 de Alfabetização e Educação de Adultos, 10.656 dos Institutos de Formação de Professores e das escolas técnicas profissionais e outros 107 mil do ensino primário, nomeadamente 5ª e 7ª classes, estão a ser submetidos a exames finais do presente ano lectivo.
Páscoa de Azevedo, directora provincial de Educação e Cultura em Nampula, revelou, ontem, em conferência de imprensa, que foram distribuidos 9163 juris em todos os distritos para o acompanhamento do processo.
Assegurou que todo o material foi alocado, até último fim de semana, às respectivas direcções distritais, e criadas as condições necessárias para a sua canalização aos respectivos estabelecintos escolares.
A fonte referiu, ainda, que, para intervir em eventuais casos de fraudes, foram colocados membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) em alguns centros de exame, sobretudo de 10ª e 12ª classes, e nos estabelecimentos de ensino técnicoprofissional, considerados os mais propensos para o efeito.
Aliás, foram, igualmente, seleccionados docentes com larga experência na área para prevenir os frequentes casos de corrupção.