Um navio italiano chegou sábado ao porto de Catane, na cidade italiana de Sicília, com 246 migrantes ilegais e o corpo dum outro após duas operações de salvamento ao largo das costas da Líbia, ilustrando a persistência do fluxo dos migrantes apesar dos acidentes da estação de Inverno, anunciaram este domingo os guarda costeiros italianos.
O navio italiano “Dalito” socorreu quinta e sexta-feiras últimas 131 e 115 migrantes que tentavam entrar na Europa a bordo de dois barcos pneumáticos, indicaram as mesmas fontes.
Um corpo foi encontrado no segundo barco que afundava na altura da chegada dos guardas costeiros, segundo um porta-voz dos guardas costeiros italianos, que precisou que entre os sobreviventes havia 27 mulheres e uma criança. Mais de 320 mil imigrantes e refugiados chegaram às costas italianas durante os últimos dois anos.
Ponto de passagem e de destino dos migrantes, a Líbia está confrontada com o caos de segurança, impedindo os órgãos de segurança em gestação de fazer face ao fluxo contínuo de migrantes.