Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 20 mil famílias serão capacitadas sobre direitos da mulher e criança em Nampula

A Solidariedade Zambeze, uma organização que lida com assuntos relacionados com os Direitos Humanos, vai, a partir de Março próximo, submeter 27 mil famílias a uma capacitação sobre os direitos da mulher e da criança em Nampula, Norte de Moçambique.

A medida, segundo Manuel Conta, director executivo daquele organismo, visa reduzir a violação dos direitos que assistem o grupo-alvo.

As famílias a abranger são as dos distritos de Nampula Rapale, Nacala-Porto e Velha, Angoche, Ribáuè, Mogincual, Meconta, Malema e a cidade de Nampula. Manuel Conta disse ao @Verdade que a concretização deste desiderato depende do desembolso, pelos parceiros, dos quais a Rede da Criança, de fundos para o efeito.

O mesmo pode acontecer em Fevereiro próximo numa quantia estimada em pouco mais de três milhões de meticais. Neste momento, de acordo com o nosso interlocutor, decorrem os contactos das associações locais que irão trabalhar na divulgação e na monitoria das leis sobre direitos da mulher e da criança.

Manuel Conta referiu que em Nampula há crianças de 10 a 13 anos de idade que casam precocemente e ficam mães muito cedo devido à falta da informação que a sua agremiação pretende divulgar e de formação escolar. “Queremos combater este mal que persiste na província, com destaque para as zonas rurais e suburbanas.”

Sem avançar dados concretos, o nosso entrevistado apontou os distritos de Ribáuè, Malema e Lalaua como os que têm maior número de casamentos precoces. Disse também que a sua organização está preocupada com o tráfico de menores, perante o qual o governo local mostra-se supostamente incapaz de travá-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!