Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 10 mil alunos em Nampula abandonaram a escola em 2012

As autoridades do sector da Educação na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, referem que 10.542 alunos das escolas públicas, de 1ª a 12ª classes, desistiram de frequentar as aulas, em 2012, devido a vários problemas, dentre eles sociais e financeiros.

Informações em poder do @Verdade indicam que desse número, 3.527 alunos estavam matriculados de 1ª a 5ª classes. Desistiram, igualmente, 1.903 estudantes da 6ª a 7ª classes, principalmente do curso nocturno. No ensino secundário, ao todo desistiram 5.525.

O director dos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologias da cidade de Nampula, Bruge Rupia, disse que a situação é preocupante. Reflecte a falta de aconselhamento dos alunos, sobretudo o desconhecimento da importância dos estudos.

Em relação às desistências no curso nocturno, Bruge Rupia explicou que nem os alunos, nem os professores cumprem os seis tempos de aulas estipulados devido a uma alegada insegurança que sentem. Consequentemente, o aproveitamento pedagógico tem registado uma baixa nos últimos anos. Entretanto, ele não disse a que se deve a tal intranquilidade.

Relativamente ao período diurno, a fonte contou que muitos alunos vivem em famílias carenciadas e não têm meios para continuar os estudos. Para converter este cenário, os professores com formação em psicologia estão acompanhar os estudantes no sentido de perceber o ambiente em que cada um deles vive seio da sua família e as dificuldades que provavelmente esteja a enfrentar.

Apesar deste quadro negativo, o nosso interlocutor apontou que o aproveitamento pedagógico de 2012 foi positivo em relação ao do ano anterior. De 1ª a 5ª classes, 90.093 alunos foram até ao fim do ano lectivo e 77.109 transitaram. De 6ª a 7ª classes chegaram ao fim do ano 27.573 estudantes, dos quais 23.426 tiveram resultados positivos.

No ensino secundário, primeiro ciclo, no mesmo período 19.786 estudantes chegaram ao fim do ano e 14.643 passaram de classe. Nos cursos diurno e nocturno, 7.624 chegaram ao fim de ano e 5.615 obtiveram um resultado positivo.

No segundo ciclo, 5.079 alunos foram até ao fim de ano e 3.553 transitaram de classe. No período nocturno, 2.264 transitaram de classe, dos quais 3.969 que chegaram ao fim do ano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!