Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 10 mil alunos em Nampula abandonaram a escola em 2012

As autoridades do sector da Educação na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, referem que 10.542 alunos das escolas públicas, de 1ª a 12ª classes, desistiram de frequentar as aulas, em 2012, devido a vários problemas, dentre eles sociais e financeiros.

Informações em poder do @Verdade indicam que desse número, 3.527 alunos estavam matriculados de 1ª a 5ª classes. Desistiram, igualmente, 1.903 estudantes da 6ª a 7ª classes, principalmente do curso nocturno. No ensino secundário, ao todo desistiram 5.525.

O director dos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologias da cidade de Nampula, Bruge Rupia, disse que a situação é preocupante. Reflecte a falta de aconselhamento dos alunos, sobretudo o desconhecimento da importância dos estudos.

Em relação às desistências no curso nocturno, Bruge Rupia explicou que nem os alunos, nem os professores cumprem os seis tempos de aulas estipulados devido a uma alegada insegurança que sentem. Consequentemente, o aproveitamento pedagógico tem registado uma baixa nos últimos anos. Entretanto, ele não disse a que se deve a tal intranquilidade.

Relativamente ao período diurno, a fonte contou que muitos alunos vivem em famílias carenciadas e não têm meios para continuar os estudos. Para converter este cenário, os professores com formação em psicologia estão acompanhar os estudantes no sentido de perceber o ambiente em que cada um deles vive seio da sua família e as dificuldades que provavelmente esteja a enfrentar.

Apesar deste quadro negativo, o nosso interlocutor apontou que o aproveitamento pedagógico de 2012 foi positivo em relação ao do ano anterior. De 1ª a 5ª classes, 90.093 alunos foram até ao fim do ano lectivo e 77.109 transitaram. De 6ª a 7ª classes chegaram ao fim do ano 27.573 estudantes, dos quais 23.426 tiveram resultados positivos.

No ensino secundário, primeiro ciclo, no mesmo período 19.786 estudantes chegaram ao fim do ano e 14.643 passaram de classe. Nos cursos diurno e nocturno, 7.624 chegaram ao fim de ano e 5.615 obtiveram um resultado positivo.

No segundo ciclo, 5.079 alunos foram até ao fim de ano e 3.553 transitaram de classe. No período nocturno, 2.264 transitaram de classe, dos quais 3.969 que chegaram ao fim do ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!