O Conselho de Ministros decidiu decretar Luto Nacional por um período de três dias, contados a partir de zero hora do dia 16 de Dezembro corrente, em homenagem as vítimas do acidente aéreo das Linhas Áreas de Moçambique (LAM), que se despenhou a 29 do mês passado matando todos os seus 33 ocupantes, incluindo 27 passageiros e seis membros da tripulação.
Trata-se do avião Embraer 190, de fabrico brasileiro, que partiu de Maputo as 11.26 horas com chegada a Luanda prevista para 14.00 horas locais, e cujo percurso foi interrompido a meio do destino, quando sobrevoava o Parque Nacional de Bwabwata, Namíbia.
Um comunicado de imprensa recebido pela redacção da AIM refere que ?durante o período de Luto Nacional, a Bandeira Nacional será içada a meia haste em todo território moçambicano e nas Missões Diplomáticas e Consulares da República de Moçambique?.
?No terceiro e último dia de Luto Nacional, 18 de Dezembro de 2013, das 9 às 11 horas, no Pavilhão de Desportos do Maxaquene, na Cidade de Maputo, será realizada uma Cerimónia Religiosa em homenagem às vítimas do acidente?, acrescenta o documento.
Refira-se que o governo, reunido em sessão extraordinária do Conselho de Ministros, no dia seguinte após o acidente, decidiu que iria decretar Luto Nacional em decorrência daquela tragédia, ?quando as condições objectivas estivessem criadas para o efeito?.
Neste momento decorre o processo de identificação das vítimas, um processo muito delicado, exigente e de muita sensibilidade. Contudo, devido a complexidade deste processo, o governo explica que ainda levará algum tempo para o seu término e para a chegada dos restos mortais das vítimas deste acidente aéreo ao país.