Pelo menos 20 pessoas morreram neste domingo em Bangui durante uma luta de grandes proporções entre comerciantes e pecuaristas de gado, informaram fontes hospitalares da capital centro-africana, onde o governo lançou um apelo à calma.
As vítimas foram mortas a bala, a golpes de armas brancas e a flechadas, segundo a fonte. Também há muitos feridos graves.
Segundo fontes concordantes, os enfrentamentos começaram no mercado de gado da saída norte da capital, devido a uma desavença sobre 170 bois roubados por bandidos há dez dias e recuperados por grupos de defesa no dia 5 de abril. Comerciantes queriam vender os animais, mas pecuaristas queriam recuperar pelo menos parte dos bois.
O governo lançou um apelo à calma na rádio. “Conclamo toda a população do PK13 (Ponto Quilométrico 13) a se acalmar”, declarou a ministra dos Assuntos Sociais, Bernadette Sayo. O ministro da Saúde, Nalké Dorogo, mobilizou médicos e enfermeiros para socorrer os feridos.
“Peço a todos os médicos, cirurgiões e enfermeiros, e a todos os funcionários do Hospital comunitário e do Centro Nacional Hospitalar Universitário de Bangui, que se apresentem para ajudar os feridos”, declarou.