A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2012 ganhou forma esta segunda-feira com o lançamento de um relógio na Trafalgar Square fazendo a contagem regressiva de 500 dias para a cerimônia de abertura do evento em Londres.
Quatro campeões olímpicos britânicos – os remadores Pete Reed e Andy Hodge e os velejadores Iain Percy e Andrew Simpson – retiraram a cobertura do relógio erguido perto da coluna de Nelson.
Com 6,5 metros de altura, o display digital vai fazer a contagem regressiva dos dias, horas e minutos na mesma praça onde os londrinos comemoraram em 2005 a escolha da cidade como sede dos Jogos de 2012. “Para milhares de londrinos e de pessoas ao redor do mundo, aquele foi o momento que começou a contagem regressiva”, disse à Reuters o chefe do comitê organizador, Sebastian Coe. “Esse é provavelmente um dos pontos mais tradicionais de Londres, atrai milhões e milhões de pessoas do mundo todo anualmente, e achamos que esse seria um lugar óbvio para o relógio”, acrescentou.
Com o início da venda de ingressos a partir da meia-noite, o próximo grande evento da Olimpíada será a contagem regressiva de um ano para o início dos Jogos, que será celebrada em 27 de julho. “Esse relógio faz-nos lembrar que ainda temos bastante trabalho a fazer”, disse o prefeito de Londres, Boris Johnson, ao público reunido numa tarde fria no centro da cidade.