Desde ontem a loja virtual de aplicativos para BlackBerry está disponível para todos os usuários do smartphone em Moçambique.
Esta boa novidade acontece algumas semanas após os utilizadores de telemóveis Blackberry, em vários cantos do mundo, incluíndo Moçambique, terem ficaram impossibilitados de usarem os serviços – para além de chamadas e mensagens simples de texto – devido a um problema que a empresa a Research In Motion (RIM) teve.
Com acesso a loja virtual de aplicativos sugerimos aos moçambicanos que usem um Blackberry que façam primeiro uma actualização para a versão mais recente do aplicativo e assim poderão aceder a um conjunto de aplicações Premium (daquelas que são pagas) de forma gratuita durante as próximas semanas, até 31 de Dezembro, no valor de mais de 100 dólares americanos. Uma forma encontrada pela RIM para compensar os seus clientes pelos transtornos que tiveram quando o seu serviço esteve inoperacional.
O download do programa pode ser feito tanto do computador, e transferido a seguir para o aparelho, assim como no próprio celular. Aos que possuírem a versão anterior, será exibida uma notificação alertando sobre a atualização.
Esta segunda versão do software traz algumas melhorias que têm potencial para atrair mais consumidores e desenvolvedores. Agora, os aplicativos podem ser adquiridos com o uso de cartões de crédito ou, dependendo da operadora, serem adicionados à conta do telefone. Antes o único modo de pagamento era via PayPal.
A RIM também afirma que a navegação está mais intuitiva, algo que cada utilizador poderá experimentar e depois enviar-nos a sua opinião – via serviço de mensagens do Blackberry, o PIN do jornal @Verdade é 223A2D52.
Referir que existem classificações com os 25 aplicativos gratuitos, aplicativos pagos e temas mais baixados, além de uma lista com as os programas recém adicionados. Outra novidade é o recurso de leitura de código de barras, basta capturar a imagem com a câmera do dispositivo que o software relacionado será aberto pelo BlackBerry.