Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Locomotivas da Beira alcançam a primeira vitória e Recreativo de Libolo isola-se na liderança

O Ferroviário da Beira, bicampeão nacional, alcançou esta terça-feira a primeira vitória na Taça dos Clubes Campeões Africanos. Na partida da terceira e última jornada da primeira volta, os locomotivas de Chiveve derrotaram o seu homónimo de Maputo pela marca de 63 a 60. No dérbi do basquetebol angolano, o Recreativo de Libolo venceu o 1º de Agosto por 67 a 64 e isolou-se na liderança. Em femininos, o Inter Clube de Luanda bateu o 1º de Agosto por três pontos de diferença, ou seja, 79 a 76.

Naquela que foi a readição da final do Campeonato Nacional referente ao 2013, realizado no presente ano, o Ferroviário da Beira voltou a sair vitorioso. Na partida que teve lugar no pavilhão do Maxaquene, a equipa orientada pelo espanhol Luiz Hernandez entrou melhor no jogo, tendo marcado, no primeiro período, 15 pontos contra nove do Ferroviário de Maputo que nesta etapa cometeu muitos turn-overs.

No segundo, o conjunto de Horácio Martins em vez das jogadas interiores optava pelo jogo exterior e Francisco Mabajaia, ou simplesmente Chiquinho, estava endiabrado. O extremo locomotiva, nesta etapa, marcou nove pontos na linha dos 6 e 25. Neste período, o Ferroviário de Maputo marcou 18 pontos menos dois que a formação de Sofala.As duas equipas foram ao intervalo com o resultado de 35 a 27,com vantagem para os campeões nacionais.

Uma segunda parte de loucos

Tal como aconteceu no primeiro período, o Ferroviário da Beira voltou a entrar na mó de cima, enquanto o Ferroviário de Maputo andava a leste. O terceiro período acaba com o resultado de 46 a 34 a favor dos Beirenses.

Com dez pontos de desvantagem, os locomotivas de Maputo, entraram no derradeiro período com claras intenções de virar o resultado. Helton Ubisse e Francisco Mabjaia comandaram a armada locomotiva para a recuperação no marcador. Neste período a turma da capital do país marcou 24 pontos contra 17 do Ferroviário da Beira, mas apesar da excelente prestação no quarto período a equipa orientada pela dupla Horácio Martins e Gerson Novela perdeu o jogo por uma diferença de três pontos, ou seja, 63 a 60.

Francisco Ubisse com 23 pontos marcados foi o melhor cestinha e ao mesmo tempo melhor unidade dos vice-campeões nacionais, enquanto o norte-americano Tyswawn Patterson com 19 pontos convertidos foi a melhor unidade do Ferroviário da Beira.

Na outra partida referente a mesma ronda, diga-se, no apelidado clássico do basquetebol angolano, o Recreativo de Libolo derrotou o 1º de Agosto pela marca de 67 a 64. Com este triunfo a formação de Libolo isolou-se na liderança com seis pontos, mas um que o segundo classificado, o 1º de Agosto.

1º de Agosto derrotado pelo Inter Clube de Luanda

No que diz respeito aos femininos, na única partida realizada, uma vez que apenas participam três equipas, o Inter Clube de Luanda derrotou o 1º de Agosto por uma diferença de três pontos, ou seja, 79 a 76. Numa partida em o vencedor foi encontrado depois dos cinco minutos do prolongamento, porque no final do quarto período registou-se uma igualdade no marcador, 67 a 67.

Itali Lucas do Inter Clube de Luanda, com 39 pontos, foi a melhor cestinha, enquanto a internacional moçambicana, Leia Dongue, foi a melhor ressaltadora com um total de 15 ressaltos, ao mesmo tempo melhor marcadora das campeãs angolanas com 24 pontos.

Importa referir que os dois primeiros classificados em ambos os sexos apuram-se para a fase final que terá lugar na Tunísia, em Dezembro do ano em curso.

Quadro de resultados da 3ª jornada

Masculinos

Ferroviário da Beira 63 – 60 Ferroviário de Maputo

Recreativo de Libolo 67 – 64 1º de Agosto

Femininos

1º de Agosto 76 – 79 Inter Clube de Luanda

Próxima jornada (quinta-feira)

Ferroviário de Maputo X 1º de Agosto

Recreativo de Libolo X Ferroviário da Beira

Femininos

Ferroviário de Maputo X Inter Clube de Luanda

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!