O atacante argentino do Barcelona, Lionel Messi, vencedor da Bola de Ouro 2009, é o jogador mais “mediático” do mundo, na frente do português Cristiano Ronaldo e do inglês Wayne Rooney, segundo uma pesquisa publicada esta sexta-feira na Espanha.
A pesquisa anual da Universidade de Navarra disse que o Barcelona é considerada a equipa mais mediático, na frente do Real Madrid de Cristiano Ronaldo e do Manchester United, onde joga Rooney. O estudo, realizado anualmente por uma unidade de pesquisa sobre economia e esporte da Universidade, tem o objetivo de determinar quais os jogadores e clubes mais falados no mundo.
Ainda que Messi esteja em primeiro lugar, sobretudo por seu grande ano de 2009, Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro 2008, ícone publicitário e personalidade mais carismática, parece atrair mais a mídia atualmente.
Atrás do trio Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney aparecem o brasileiro Kaká, o espanhol Fernando Torres, o inglês Steven Gerrard, o marfinense Didier Drogba, o brasileiro Ronaldinho, o espanhol Xavi Hernández e o sueco Zlatan Ibrahimovic. A pesquisa mostrou que se o Barça, campeão da Espanha e da Europa, está à frente dos clubes, o Real Madrid subiu do 5º para o 2º lugar da classificação após a volta de Florentino Pérez à presidência e a chegada dos “novos galácticos” comprados a preço de ouro em 2009.
Os três clubes mais mediáticos são seguidos pelo Chelsea, Milan, Liverpool, Inter, Arsenal, Bayern de Munique e Juventus. Quando aos treinadores, Alex Ferguson (Manchester) assume a liderança, seguido pelo espanhol Rafael Benitez (Liverpool), pelo português José Mourinho (Inter de Milão), pelo espanhol Pep Guardiola (Barcelona) e pelo francês Arsene Wenger (Arsenal).