O bicampeão português de futebol segue líder do campeonato a cinco jornadas do fim, depois de uma vitória sofrida, mas merecida, este sábado, em Coimbra por 1 a 2. Mais tarde o Sporting derrotou o Marítimo por 3 a 1 e mantém-se a dois pontos do Benfica e disputa pela liderança.
O Benfica demorou a acertar com a estratégia de Gouveia, que jogou com três centrais, e viu a Académica adiantar-se no marcador aos 17 minutos, com um golo de Pedro Nuno, um avançado que fez a formação na Luz antes de se mudar para Coimbra no último ano de júnior.
Depois só deu Benfica e Trigueira. O guarda-redes dos estudantes só foi batido duas vezes. Primeiro por Mitroglou (39′) e depois, já na segunda parte, por uma bomba de Jimenez.
O mexicano entrou em campo e conseguiu dar a volta ao resultado, numa altura em que o Benfica já desesperava com as defesas de Trigueira. Que o diga Jonas, Pizzi e Gaitán…
Foi uma vitória importante da equipa de Rui Vitória frente a uma Académica calculista e a precisar cada vez mais de pontos para sair dos últimos lugares da classificação.
Noutra partida da 29ª jornada o Sporting, com golos de Téo Gutiérrez (42′), William Carvalho (53′) e Slimani (76′), derrotou em Alvalade o Marítimo que fez o golo de honra por Ghazaryan (81′).
Com este triunfo, o Sporting passa a somar 71 pontos e já tem garantido, pelo menos, um lugar no “play-off” de acesso à Liga dos Campeões.
O Marítimo tem 32 pontos e está igualmente longe dos lugares de despromoção e da zona de acesso à Liga Europa.