A campanha do Liverpool na Liga Europa de futebol terminou no cenário de um dos seus maiores triunfos europeus nesta quinta-feira, quando o clube perdeu nos penáltis para o Besiktas no Estádio Ataturk, na Turquia, e foi eliminado. Das restantes equipas também eliminadas destaque para o Sporting que ficou num empate sem golos e ficou pelo caminho pois perdeu o jogo da 1ª mão com o Wolfsburg.
Os “leões” deixaram Portugal sem representantes na competição, que teve o Benfica como finalista vencido nas últimas duas edições, num jogo em que o Sporting foi dominador, mostrou as suas lacunas na concretização, deparou-se com um intransponível Diego Benaglio na baliza alemã, mas que não se livrou de alguns ‘sustos’.
Na Turquia o Besiktas venceu por 5 a 4 nos penáltis, depois que Dejan Lovren, do Liverpool, desperdiçou a última cobrança, chutando para fora. O Besiktas ganhou a partida por 1 a 0, o que deixou o confronto empatado em 1 a 1.
Noutros jogos da jornada, o atual campeão da Liga Europa Sevilla superou o Borussia Moenchengladbach para alcançar os oitavos de final, fase em que também estarão os italianos Inter de Milão e Fiorentina.
O Sevilla esteve atrás no placar dos alemães, que tiveram o goleador Granit Xhaka expulso, antes de Vitolo aproveitar um contra-ataque aos 34 minutos do segundo tempo para completar uma vitória por 3 a 2 e um resultado agregado de 4 x 2.
A Inter derrotou o campeão escocês Celtic por 1 a 0, fazendo 4 a 3 no confronto, com golo de Fredy Guarin, aos 43 da segunda etapa.
Já a Fiorentina venceu o inglês Tottenham Hotspur por 2 a 0, com 3 a 1 na soma dos dois jogos, graças aos golos do atacante alemão Mario Gomez e de Mohamed Salah, que está emprestado pelo Chelsea.
Dois golos de Jose Rondon ajudaram o Zenit São Petersburgo a fazer 3 a 0 no PSV Eindhoven, completando 4 a 0 no placar agregado.
Ajax Amsterdã, Villarreal, Dinamo Moscou e Dynamo Kiev também garantiram os seus lugares nos oitavos de final.