Napoli e Zenit São Petersburgo aproximaram-se nesta quinta-feira dos oitavos de final da Liga Europa em futebol ao vencerem fora de casa o Trabzonspor e PSV Eindhoven, respectivamente, e, além do bom resultado.
A equipe italiana, campeã do torneio em 1989 (na época chamado de Taça Uefa), não se intimidou com o fato de fazer o jogo da 1ª mão no estádio Hüseyin Avni Aker e praticamente selou a classificação ao vencer por 4 a 0. O primeiro dos visitantes foi marcado pelo defesa Henrique que aproveitou ressalto do guarda-redes após chute de Koulibaly, logo aos seis minutos de bola rolando.
Recém contratado junto à Sampdoria, Gabbiadini arrancou pelo meio e colocou na medida para Higuaín aumentar a vantagem, aos 21. Seis minutos depois, o próprio médio-atacante italiano aproveitou lançamento de Albiol e deixou o dele. Quem fechou a conta foi Zapata, aos 47 da etapa final. A vitória em Trabzon faz com que o Napoli possa perder por três golos de diferença no estádio San Paolo na próxima quinta-feira para se classificar.
Caso passe, a equipa de Nápoles conhecerá o adversário nos oitavos em sorteio marcado para o dia 27, sexta-feira da semana que vem.
Já o Zenit teve uma missão mais difícil, já que foi ao estádio Philips, em Eindhoven encarar o PSV, líder do Campeonato Holandês. Em partida equilibrada, o diferencial foi o golo de Hulk, marcado aos 19 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu de Danny na área e, com espaço, finalizou colocado.
O artilheiro do dia, no entanto, não foi brasileiro, mas sim belga. Lukaku marcou três na goleada do Everton sobre o Young Boys por 4 a 1, também como visitante, no Stade de Suisse, em Berna. Coleman também marcou para o time inglês, que venceu de virada, já que Hoarau havia aberto o placar para o clube anfitrião.
A quinta-feira também foi boa para outros dois centroavantes. Dost deu sequência à sua boa fase e chegou a dez golos nas últimas seis partidas pelo Wolfsburg, que derrotou o Sporting por 2 a 0 na Volkswagen Arena.
O Torino empatou com Athletic Bilbao em 2 a 2 em casa. Williams e Gurpegi marcaram para a equipe basca.
Outra equipa que empatou em casa na Itália foi a Roma, que recebeu o Feyenoord e até adiantou-se no placar, com belo golo de Gervinho, que desviou de letra, aos 22 minutos da etapa inicial. Depois do intervalo, porém, Kazim Richards deixou tudo igual com dez minutos de bola rolando.
Noutros jogos o Dnipro Dnipropetrovsk venceu o Olympiacos por 2 a 0 na Ucrânia, enquanto o Club Brugge foi até a Dinamarca e bateu o AaB por 3 a 1.