Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Liga dos Direitos da Criança promove educação sexual na Maganja da Costa

A Liga dos Direitos da Criança (LDC), uma organização não-governamental que actua na área de promoção dos direitos de petizes no distrito da Maganja da Costa, na província da Zambézia, está, desde o primeiro trimestre do ano em curso, a criar núcleos de retenção de alunos nas escolas e a disseminar campanhas de educação sexual e aconselhamento de raparigas de modo a evitar que elas se casem precocemente.

Até este momento, o projecto já abrangeu pouco mais de mil alunos de 10 a 16 anos de idade, da 3ª à 7ª classe, nos estabelecimentos de ensino primário de Cariua, Fernando, Muzu, Limuila, Inlembe e Canguo.

A coordenadora da LDC na Maganja da Costa, Maria Chapamba, disse que mais núcleos deverão entrar em funcionamento ao longo deste segundo semestre. No próximo ano, a organização vai custear as despesas de algumas alunas que passarão a viver nos lares de certas escolas com vista a garantir-se que continuem os seus estudos.

“Identificámos muitas raparigas que abandonam as aulas devido à distância que percorrem para encontrarem uma escola. Temos a perspectiva de colocar as raparigas que enfrentam necessidades a viver nos internatos porque têm vontade de estudar”.

Num outro desenvolvimento, a nossa entrevistada disse que o aproveitamento pedagógico das raparigas nas escolas onde foram criados os núcleos em alusão é positivo e as desistências das aulas reduziram significativamente. Os alunos adquirem igualmente conhecimentos relacionados com a cultura e o desporto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!