O FC Porto sofreu nesta quarta-feira para arrancar um empate com a surpresa Basel, na Suíça, em jogo da 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões Europeus em futebol marcado por decisões polémicas da arbitragem e no qual o clube português protagonizou praticamente um duelo de ataque contra defesa.
Disposto a mostrar que não foi apenas mais uma surpresa da primeira fase, o Basel adiantou-se no placar no estádio Saint Jakob-Park, aos 10 minutos do primeiro tempo, mesmo sofrendo pressão do adversário. Derlis Gonzáles superou Alex Sandro na corrida e tocou na saída do guarda-redes Fabiano.
Já preparado para jogar nos contra-ataques, o Basel recuou ainda mais. O FC Porto chegou a igualar o placar no início do segundo tempo por Casemiro mas o golo foi anulado pelo árbitro inglês Mark Clattenburg.
Depois de confirmar o empate, ele voltou atrás mais de um minuto depois, quando a bola já estava no meio de campo, alertado pelo assistente Simon Beck que dois jogadores dos “Dragões” estavam em fora de jogo.
Coube a Danilo igualar o marcador na etapa final. Aos 32 minutos, Quaresma cruzou da direita e a bola tocou na mão do experiente defesa argentino Samuel. Desta vez, Clattenburg não hesitou e marcou penalti. O lateral brasileiro cobrou no canto direito de Vaclik, sem chances de defesa.
Com o resultado o FC Porto avançará para os quartos de final da “Champions” se empatar em 0 a 0 no duelo da 2ª mão, que vai acontecer no Estádio do Dragão em 10 de Março.
O Basel precisa de uma vitória simples, mas também se classificará em qualquer igualdade por mais de um golo.