O atual campeão europeo de futebol, o Bayern de Munique bateu o CSKA Moscovo por 3 a 0 nesta terça-feira, e estreou com vitória na atual edição da Liga dos Campeões da Europa, encerrando período de cinco anos com tropeços dos detentores de título na suas primeiras partidas na competição.
Os golos da vitória do clube bávaro foram marcados por David Alaba, Mario Mandzukic e Arjen Robben. O resultado ainda valeu a liderança do grupo D para o Bayern, ao lado do Manchester City, que estreou vencendo o Viktoria Plzen também por 3 a 0.
A última vez que um campeão venceu na sua estreia na temporada seguinte foi o AC Milan em 2007/2008. A equipe italiana derrotou o Benfica por 2 a 1. Depois, em ordem, Manchester United, Barcelona, Inter de Milão, novamente o Barça, e o Chelsea iniciaram uma série de empates.
O atual campeão entrou em campo com formação ousada. Sem Javi Martínez e com Bastian Schweinsteiger longe da forma ideal, Josep Guardiola decidiu colocar Philip Lahm como médio volante único. Assim, Rafinha começou como lateral direito, enquanto Arjen Robben, Thomas Müller, Toni Kroos e Franck Ribéry formavam quarteto ofensivo no meio.
Fazendo justiça ao domínio que exerceu na temporada passada, o Bayern de Munique levou apenas quatro minutos para balançar as redes. Na sequência da cobrança de falta da intermediária, Alaba chutou cheio de efeito e contou com a colaboração de Akinfeev para abrir o placar. A pressão dos donos da casa seguiu intensa, enquanto o clube russo tentava buscar os contra-ataques para agredir.
Dois minutos após o primeiro golo, Rafinha cruzou e Mandzukic bateu firme para defesa do guarda-redes do CKSA. Aos 11, Musa quase criou problema para o Bayern. Depois de arrumar enfileirar os defesas do clube alemão, o nigeriano acabou finalizando à esquerda de Neuer. Depois do lance de perigo a favor da equipa russa, o jogo acabou esfriando. Tanto é que só aos 37 minutos houve novo lance de emoção. Após cruzamento da direita, Müller raspou e Mandzukic cabeceou a bola na trave. Depois, a “redonda” rolou por toda a linha, até que Akinfeev conseguisse recuperá-la.
O croata mostrou-se incansável e logo balançou as redes. Robben cobrou falta com precisão da direita de ataque do Bayern. Mandzukic antecipou-se a defesa e testou sem dar chances para o guarda-redes russo, ampliando o placar.
Para os 45 minutos finais, o técnico Leonid Slutsky trouxe uma mudança no CSKA. Já a equipa alemã voltou com a mesma formação do primeiro tempo. Sem querer dar chance ao azar, o Bayern começou a etapa final pressionando. Em jogada pela esquerda, Robben bateu forte, mas a bola desviou na defesa do CSKA, saindo em escanteio.
Aos 23 minutos do segundo tempo, o clube alemão sepultou definitivamente o azar dos campeões, chegando ao terceiro golo, matando o jogo. Com direito a passe espetacular de Alaba, que tocou por elevação, Robben apareceu sozinho e fuzilou para o fundo das redes.
Com o placar garantido, Guardiola aproveitou para dar ritmo de jogo a alguns jogadores, como Schweinsteiger, que entrou no lugar de Kroos, Pizarro, substituto de Mandzukic, e Shaqiri, que ficou com a vaga de Robben.
Nos minutos finais, o Bayern de Munique ainda insistiu na busca pelo quarto golo. Shaqiri e Schweinsteiger tiveram boas chances, mas o placar seguiu inalterado e o jejum dos campeões foi definitivamente encerrado.