Os líderes comunitários, em colaboração com os professores de diferentes escolas primárias do posto administrativo de Chipene, no distrito de Memba, na província de Nampula, estão, desde o início do terceiro trimestre em curso, a devolver para as salas de aula os alunos que abandonaram a escola com o intuito de se dedicarem à pesca, pastorícia e machamba.
Este ano, mais 750 crianças dos povoados de Therene e Mahula, este último com uma taxa de desistência estimada em mais de 50 porcento, já foram levados de volta para o banco da escola graças a acções idênticas.
O régulo Mahula, disse ao @Verdade que a abandono de aulas está a preocupar as autoridades governamentais e comunitárias, por isso, o envolvimento das lideranças comunitárias visa estancar esse problema que atenta contra os objectivos do sector da Educação.
Mahula assegurou-nos que uma parte significativa das crianças que desistem das aulas é motivada pelos pais e encarregados de educação, pois obrigam-nas a fazer os trabalhos domésticos, apascentar gado, ir à machamba e casar-se precocemente.
Nesse contexto, o abandono das aulas faz ainda com que os professores dividam o tempo de instrução para sensibilizar as famílias no sentido de deixarem os filhos estudar como forma de preparar o seu futuro e do pais. Esta tarefa que os docentes assumem faz com que tenham um fraco desempenho pedagógico.