O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, projecta a criação de um jornal independente para, segundo suas palavras, preencher certas lacunas existentes na área da comunicação social. Dhlakama manifestou esta intenção durante um encontro que manteve, na sua residência, sita na rua das Flores na cidade de Nampula, com dois jornalistas com larga experiência na matéria.
Aquele político disse que não pretende identificar-se publicamente como seu dono, tendo, por isso, convidado os dois jornalistas a liderarem todo o processo de gestão do jornal que terá,entre vários objectivos, a promoção da imagem do partido Renamo e do seu líder que tende degradar-se nos últimos tempos. No encontro privado com os dois profissionais de comunicação social e que contou com a presença de Arnaldo Chalaua, deputado da Assembleia da República, pela bancada da Renamo, Dhlakama anunciou que irá contar com o apoio de alguns dos seus parceiros para a criação do referido jornal, sem, entretanto, entrar em promenores.
O líder do maior partido da oposição moçambicana disse ter, anteriormente, decidido pela criação de uma Rádio, cujo emissor seria adquirido na vizinha República da Africa do Sul, mas a ideia acabou por desmornar. Não apontou as causas, mas presume-se que estarão relacionadas com a elevada concorrência de estações radiofónicas, presentemente, em funcionamento na cidade de Nampula, apelidada de capital politica da Renamo e onde Dhlakama reside desde princípios do ano passado.