Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Líbia implementa plano de retirada de armas pesadas na posse de civis

Um plano de retirada das armas pesadas e de dissolução dos grupos armados vai brevemente ser implementado na Líbia, anunciou o porta-voz do Ministério do Interior, Moujdi Al-Arfi.

Este plano será elaborado em coordenação com o Estado-Maior Geral das Forças Armadas e com o apoio das organizações da sociedade civil, chefes religiosos e imprensa, precisou Al-Arfi, numa declaração, Terça-feira (25), na Agência Líbia de Notícias.

Grandes quantidades de armas pesadas foram roubadas nos depósitos do Exército e da Polícia após o derrube em Agosto de 2011 do então regime de Muamar Kadafi e, consequentemente, civis detêm impressionantes quantidades de armas ligeiras, nomeadamente fuzis de assalto, revólveres e óbus RPG, distribuídas pelo regime de Kadafi nas escolas, centros de saúde e sedes de organizações da sociedade civil.

O antigo regime de Kadafi, que estava no poder há 43 anos, desejava assim instalar o país no caos e na anarquia, segundo observadores.

Segundo estimativas não oficiais, entre 10 e 20 milhões de armas circulam actualmente na Líbia e a maioria dos Líbios insistem em não restituir as armas que eles detêm, apesar dos esforços envidados pelo Governo líbio de transição.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!