Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Levará ‘até dez anos’ para saber se EUA venceram no Iraque

O comandante das tropas americanas no Iraque, general Ray Odierno, considerou esta segunda-feira que será necessário esperar “até dez anos” para dizer se a campanha militar dos Estados Unidos no país foi bem-sucedida.

“Não acho que vamos saber se fomos vitoriosos no Iraque antes de três, cinco ou até 10 anos”, disse o general Odierno em uma entrevista concedida à rede de televisão americana MSNBC, um dia depois das eleições legislativas, organizadas pela segunda vez no país desde a derrubada de Saddam Hussein em 2003.

“O Iraque é um país democrático e estável que contribui para a paz na região? Essa pergunta valerá como teste”, acrescentou. Também confirmou que o contingente americano no país será reduzido para 50.000 tropas até o dia 1º de setembro e que não restará soldado americano algum no Iraque no final de 2011. Só uma “catástrofe” poderá alterar esta agenda, segundo o general Odierno.

“Até o momento, não parece que haverá uma catástrofe”, ressaltou em outra entrevista, concedida na segunda-feira à rede ABC. No domingo, o presidente americano Barack Obama considerou que o Iraque tem pela frente dias “muito difíceis”, ao mesmo tempo em que elogiou a coragem dos eleitores iraquianos por terem comparecido aos centros de votação, apesar dos ataques com bombas, obuses de morteiro e foguetes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts