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Lançado relógio da Apple, o primeiro novo produto pós Steve Jobs

A Apple lançou seu aguardado relógio nesta segunda-feira, incluindo modelos de ouro amarelo e rosa com safira que custam mais de 17 mil dólares, mas investidores questionam-se o primeiro produto do presidente-executivo Tim Cook será efetivamente um sucesso. O primeiro aparelho da Apple desde que Cook se tornou presidente-executivo estará disponível para pedidos em 10 de Abril e nas lojas em 24 de Abril, incluindo butiques de luxo em Paris, Londres e Tóquio.

Numa sinalização tanto para a tecnologia como para o mundo da moda, Cook dividiu o palco com a modelo Christy Turlington Burns, que usou o aparelho para treinar para uma maratona, e os engenheiros da Apple apresentaram aplicativos, incluindo um que permite chamar um carro do aplicativo de motoristas Uber com o relógio.

As ações da Apple quase não se moveram. Investidores e analistas concordaram que a Apple venderá milhões dos aparelhos para fãs, mas questionaram se engajaria uma audiência mais ampla.

A Apple em Setembro divulgou detalhes do relógio que incluiam algumas das funcionalidades apresentadas nesta segunda-feira. “Acredito que há um mercado de nicho para esse tipo de fã da empresa que ama a Apple e compra qualquer coisa que ela fizer. Mas não sei se será o produto poderoso que todos estão a procurar”, disse Daniel Morgan, gestor de portfolio da Synovus Trus Company em Atlanta, Georgia, segundo o qual Wall Street estava a “coçar a cabeça”.

Membros da indústria da moda, em Paris para desfiles de marcas como Chanel, Givenchy e Hermes, disseram que viam o relógio como um gadget, não como um acessório indispensável para esta estação.

O Apple Watch desportivo menor terá preço inicial de 349 dólares. A versão padrão do relógio será vendida a partir de 549 dólares e o preço inicial da edição topo de linha será 10 mil dólares, disse Cook, completando que amava a capacidade do detetive das histórias em quadrinho Dick Tracy de fazer ligações pelo relógio.

“Queria fazer isso desde que tinha cinco anos”, disse Cook.

Os diferentes modelos refletem diferentes materiais. Um relógio topo de linha menor de 17 mil dólares tem um estojo customizado feito de ouro rosa de 18 quilates, que é mais duro, com uma tela de safira. O aparelho vem com um estojo magnético que carrega o aparelho.

O modelo desportivo de 349 dólares tem o mesmo tamanho e vem com um estojo de alumínio, uma pulseira desportiva e um cabo magnético carregador, não um estojo.

Todos os relógios tem telas digitais que podem parecer de relógios comuns, mas mostram também o batimento cardíaco de um amigo e fotos e interfaces de aplicativos.

“A Apple tem sido muito boa em personalizar os seus produtos”, disse Angelo Zino, analista da S&P Capital IQ, que prevê vendas de 10 milhões de unidades este ano.

Na apresentação, Cook disse que o relógio lida com muitas funções atualmente associadas ao iPhone, que se conecta sem fio ao relógio e à Internet. O relógio acompanhará exercícios e lembrará usuários de eventos com um tremor no pulso.

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