Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançado projecto para ensinar leitura a 46 mil crianças em Nampula e Zambézia

Foi lançado, esta quarta-feira (10), em Maputo, o projecto “Aprender A Ler”, com o intuito de melhorar a leitura e escrita de 46 mil crianças que frequentam o ensino primário nas províncias de Nampula e da Zambézia.

O programa, orçado em 18 milhões de dólares, vai até 2015, é financiado pelos Estados Unidos da América (EUA) e será implementado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O ministro da Educação, Augusto Jone, disse que a leitura é uma ferramenta que possibilita o homem a alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para a construção de um espírito crítico e socialmente útil.

O projecto lançado vai contribuir para o aumento da qualidade do ensino e da leitura, através da produção, distribuição e treinamento da aplicação de matérias leccionadas e de instruções e metodologias de formação.

O embaixador dos EUA em Moçambique, Douglas Griffiths, disse que o programa vai abranger 120 escolas de Nampula e da Zambézia. Até 2016 prevê-se que o número de estabelecimentos de ensino aumente para 1.000.

Griffiths considera que o projecto vai elevar as habilidades dos professores e directores das escolas com vista a melhorem a leituras das crianças em pouco tempo. Serão formados mais de 800 professores da 2ª e 3ª classe em matérias da leitura baseada na fonética.

Enquanto isso, 120 directores pedagógicos e 60 serão também formados em técnicas de gestão escolar com vista a aumentarem o tempo de aprendizagem dos petizes na sala de aula e adoptar materiais de ensino e leitura de qualidade e de fácil aprendizagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts