O Standard Bank, uma das instituições bancárias que operam em Moçambique, lançou, Terça-feira (9), o “Prémio Jornalismo Económico Standard Bank”, um concurso que visa reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos na área económica.
Lançado com a parceria do Conselho Municipal de Maputo, no âmbito da celebração dos seus 125 anos de elevação à categoria de capital do país, este concurso é avaliado em 375 mil meticais (cerca de 13 mil dólares americanos), sendo 125 mil meticais para cada uma das três categorias, designadamente imprensa escrita, rádio e televisão.
Falando durante a cerimónia do lançamento do prémio, o administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, disse que, contrariamente aos outros concursos existentes no país, este é restrito ao sector económico.
“Queremos impulsionar o maior interesse de jovens por esta área, bem como estimular a produção de reportagens mais concisas que, em palavras simples, permitam o cidadão comum perceber qual é o rumo da nossa economia e que o mesmo tenha domínio de conceitos básicos como inflação, taxa de câmbio, entre outros”, explicou.
Por seu turno, o edil de Maputo, David Simango, disse que, apesar de resultar da parceria entre o Standard Bank e o Município, este prémio está aberto para todo país, abrangendo jornalistas de todas províncias.
Por outro lado, Simango explicou que o memorando de entendimento sobre este prémio estabelece que o concurso é válido por um período de três anos, findos quais os promotores poderão avaliar o seu impacto e decidir sobre a sua continuação ou não.