Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lakers campeões da NBA

Lakers campeões da NBA

O jogo 5 em Orlando não teve, nem de longe, a emoção de tantos outros embates de um playoff colocado entre os melhores de todos os tempos. Não teve para os Magic. Porque, para os Lakers, a noite de domingo foi de festa. A 40 segundos do fim, com a vitória garantida, Kobe já comemorava o título com os companheiros no banco. Quando a sirene tocou, abraçou emocionado ao treinador Phil Jackson, com quem já teve desentendimentos, mas foi campeão quatro vezes.

“É como um sonho, é inacreditável. Eu mal conseguia esperar até o jogo terminar. Esta equipe sacrificou-se muito, conquistamos este título juntos” afirmou Kobe, eleito o MVP da final, honra que pertenceu ao ex-desafeto Shaquille O’Neal nos três títulos anteriores.

Com seu 10º anel de campeão, Phil Jackson ultrapassa os nove de Red Auerbach com o Boston. Após a conquista no domingo, o técnico dos Lakers fez questão de lembrar o mito dos Celtics, que morreu em 2006. “Vou fumar um charuto a pensar no Red” disee Jackson, referindo-se ao hábito de Auerbach em noites de título.

Para chegar ao topo da NBA em 2009, Jackson e Kobe atravessaram uma longa estrada. Na época regular, foram 65 vitórias e 17 derrotas, a melhor campanha da conferência Oeste. Na primeira jornada dos playoffs, a equipe ultraoassou facilmente os Utah Jazz, por 4 a 1. Nas semifinais do Oeste, um sofrido 4 a 3 sobre os Houston Rockets. Na decisão da conferência, a vítima foram os Denver Nuggets, por 4 a 2. O Orlando foi o último obstáculo, mas também tombou após um 4 a 1.

O último jogo da série contra os Magic teve um primeiro quarto equilibrado, e só. As duas equipes começaram por dividir bem o ataque e, actuando em casa, os Orlando conseguiram manter uma vantagem de dois pontos após os 12 minutos iniciais. Daí em diante, Kobe começou a tomar o controle da partida. No intervalo, ele já tinha 15 pontos, e os Lakers lideravam por 56 a 46.

Conhecido pela boa pontaria nos lançamentos de três, os Orlando errava quase tudo nessa altura: apenas um acerto em nove tentativas, aproveitamento irreconhecível para a equipe. No terceiro período a diferença a favor do Los Angeles aumentou, com a participação de Lamar Odom, autor de 17 pontos vindo do banco, a equipe visitante aumentou a diferença no marcador e não foi mais alcançada.

Nos 12 minutos finais, bastou controlar o ritmo para garantir a taça em território adversário. Um ano após ser derrotado pelo Boston Celtics, numa final em que entrou como favorito, os Lakers não deixaram o título escapar desta vez.

Com 30 pontos de Kobe na última partida e actuações decisivas ao longo de toda a temporada, a NBA ficou roxa e dourada em 2009.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts