Lady Gaga volta a ser motivo de polémica e debate sobre que é arte após o seu concerto ontem no festival South by Southwest em Austin (Texas, EUA.), durante o qual deixou que uma assistente lhe vomitasse em cima em pleno espetáculo.
No vídeo da atuação, que já circula pela internet, pode ver-se que se trata de uma encenação programada, na qual a americana interpreta “Swine”, um dos seus temas mais recentes, enquanto espanca a bateria. Junto a ela, uma modelo passeia com uma garrafa na mão e bebe ocasionalmente dela até que, num momento dado, se acerca a Lady Gaga e com os dedos provoca o vómito sobre a cantora, expulsando um líquido verde.
A artista, que durante a atuação em Austin apenas vestia um biquíni e um avental, contou em 2012 que sofreu de bulimia e anorexia desde os 15 anos, revelação com a qual, segundo disse então, queria inspirar “coragem e gerar alguma maldita compaixão”.
Ambas fecham a atuação em cima de um touro mecânico, num jogo de conotações lésbicas, enquanto a intérprete de “Bad romance” grita “Que te dêem música pop! Isto é ARTPOP! Libertem-se!”, uma referência ao título do seu último disco, com o qual se propôs levar à indústria musical a “uma nova era na qual a arte movimente o pop e na qual o artista, de novo, esteja no comando do ‘ícone'”.
Está previsto que a atual tour de Lady Gaga, “artRAVE Ball Tour”, chegue à Europa no outono, com uma única atuação na Espanha prevista para 8 de novembro em Barcelona.