Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

La Liga: Barcelona arranca com goleada; Campeão empata em casa

Só uma metade da dupla que vem dominando amplamente o Campeonato Espanhol nas últimas temporadas começou 2012/13 na mesma toada de sempre: o Barcelona. Enquanto os catalães, no Camp Nou, marcaram 5 a 1 na Real Sociedad com dois golos de Lionel Messi, o Real Madrid ficou num empate em 1 a 1 na sua casa diante do Valencia.

O Barcelona não deu chances para uma surpresa dentro de casa. Logo aos três minutos, o defesa Carles Puyol subiu mais do que os defensores adversários para cabecear a bola após cobrança de um pontapé de canto e abrir o placar.

Os visitantes ainda tiveram força para empatar a partida pouco depois. Aos nove, o uruguaio Chori Castro foi lançado na ponta esquerda, invadiu a área e bateu forte para acertar a rede. Foi o último momento de alegria dos jogadores da Real Sociedad no Camp Nou.

Com o jogo aberto, o cenário era perfeito para Messi destacar-se. Aos 11, o melhor jogador do mundo disputou a bola entre dois marcadores e contou com um desvio em um terceiro para enganar o guarda-redes chileno Bravo e fazer 2 a 1. O argentino mesmo ampliou quatro minutos depois, quando se esticou para receber cruzamento da esquerda e empurrar para dentro.

Apesar de Messi chamar mais a atenção do público, o jovem Tello participava do jogo tanto quanto o astro dentro de campo. Foi do novato o belo cruzamento para Pedro, livre de marcação na direita aos 41 minutos, transformar a vitória parcial do Barcelona em goleada já no primeiro tempo. Na etapa complementar, David Villa encarregou-se de completar a festa catalã.

O atacante que se recuperou de longo período lesionado substituiu Pedro aos 20 minutos e foi aplaudido de pé pelos adeptos presentes no Camp Nou. Aos 40, quando ele recebeu assistência de Iniesta e mandou para o fundo da baliza, a ovação foi ainda maior.

Primeiros pontos perdidos pelo campeão

Como não poderia deixar de ser, o Real Madrid tomou a iniciativa de atacar desde os primeiros minutos dentro do seu estádio. O destaque Cristiano Ronaldo, por exemplo, testou a sua pontaria com um remate forte de fora da área logo aos três minutos e levantou o público presente no Santiago Bernabéu. Não demorou muito para o Real Madrid abrir o placar.

Aos nove, Gonzalo Higuaín foi lançado dentro da área pelo seu compatriota Angel Di María e precisou chutar três vezes para acertar na baliza. O guarda redes brasileiro Diego Alves fez boas defesas nas duas primeiras tentativas do atacante argentino.

Em vantagem no placar, o Real Madrid manteve maior posse de bola (com 52%) e continuou a pressionar o Valencia em busca de golos. Mas faltava mais criatividade aos comandados do português José Mourinho, que sofreram um duro golpe – literalmente – no final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, Jonas tirou proveito de bola alçada na área em cobrança de falta e cabeceou com firmeza para empatar o jogo.

No mesmo lance, o guarda redes Iker Casillas e o defesa luso-brasileiro Pepe chocaram-se e ficaram caídos em campo, assustando os médicos do Real Madrid. Casillas, que aparentava estar em pior estado, conseguiu permanecer na partida. Pepe foi substituído por Raúl Albiol no intervalo.

No segundo tempo, com os brasileiros Marcelo e Kaká devidamente posicionados no banco de reservas, o Real Madrid voltou a criar diversas chances de golo. Mas parou em Diego Alves.

Goleada do Betis

O Real Betis protagonizou um dos jogos mais emocionantes da primeira jornada do Campeonato Espanhol. No País Basco, também neste domingo, a equipe de Sevilha abriu três golos de vantagem sobre o Athletic de Bilbao, sofreu o empate e anotou mais duas vezes. Final: 5 a 3.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts