Um empate sem golos ferozmente conquistado pelo Atlético de Madri num jogo contra uma equipe de 10 jogadores do Sevilla neste domingo rendeu ao Barcelona o primeiro lugar no Campeonato espanhol de futebol. Frente ao 15º, o Real Madrid não aproveitou a escorregadela do Atlético e ficou a quatro pontos do comando, partilhado pelos ‘colconheros’ e pelo Barcelona, com 48 pontos, mas os catalães com menos um jogo.
Havia pouco para escolher entre as duas equipes no Calderón na primeira hora, com a melhor chance ficando com Antoine Griezmann, do Atlético, quando ele cabeceou contra a trave aos 53 minutos. O Sevilla foi desfalcado quando o médio Vitolo ganhou um segundo cartão amarelo e foi expulso com cerca de meia hora para o término da partida e o técnico Unai Emery foi dispensado do banco por protestar contra a decisão.
Com um jogador a mais, o Atlético se lançou à frente em busca da vitória, mas os detentores da Liga Europeia mantiveram a sua defesa firme, o guarda-redes Sergio Rico saiu para fazer uma bela defesa e bloquear um ataque poderoso de Gabi a oito minutos do fim da partida.
Tanto o Atlético quanto o Barça têm 48 pontos cada, a pouco mais da metade da temporada, mas os campeões, que têm um jogo a menos e recebem o Atlético no próximo fim de semana, estão à frente no saldo de golos.
O Barça venceu por 2 a 1 em Málaga, no sábado, apesar do mau desempenho no primeiro tempo, com Lionel Messi marcando o golo da vitória logo depois do intervalo.
Entretanto o Real Madrid tropeçou na corrida ao título ao ceder empate 1 a 1 na visita ao Bétis que marca a primeira perda de pontos do treinador Zinedine Zidane.
Cejudo (07), com fantástico remate de fora da área, colocou o Betis na frente, mas o Real Madrid reagiu, sobretudo no segundo tempo, em que ‘massacrou’, empatando aos 71 por Benzema (cinco golos em três jogos na era Zidane), que só teve de ‘encostar’ após cruzamento do ex-portista James Rodríguez, que partiu em fora de jogo.