O Atlético de Madrid garantiu a liderança do Campeonato Espanhol de futebol por mais uma semana depois de ter vencido o Las Palmas por 3 a 0 neste domingo no Estádio de Gran Canaria, com dois golos do avançado Griezmann e grande actuação do guarda-redes Oblak. Na luta contra Barcelona e Real Madrid para se manter à frente na tabela, o Atlético somou a quarta vitória seguida, a nona nos últimos dez jogos, e soma 47 pontos, dois a mais do que o Barcelona, que goleou o Athetic Bilbao e tem ainda uma partida em atraso, e uma vantagem de quatro em relação ao Real, que também venceu folgadamente o Sporting Gijon.
A equipa “rojiblanca” não começou bem, mas Oblak apareceu bem para manter o 0 a 0. E quem abriu o placar foram os “colchoneros”, aos 18 minutos do primeiro tempo com golo de Filipe Luis, que aproveitou cruzamento de Juanfran vindo da direita e chutou cruzado no canto.
Os donos da casa buscaram o empate na primeira etapa, mas pararam em Oblak e não resistiram à melhor qualidade técnica do adversário, que marcou mais dois na etapa final, ambos com Griezmann.
Aos 23, Koke lançou por baixo, o francês acelerou e bateu por baixo de Javi Varas. Aos 44, a dupla funcionou mais uma vez, e o “6” deu mais um passe para o avançado assinalar o terceiro.
O Real Madrid parece ter melhorado sob o comando do novo técnico Zinedine Zidane e, com a ajuda de Cristiano Ronaldo e Karin Benzema, goleou o frágil Sporting Gijon por 5 a 1. Os merengues não tiveram piedade do recém-promovido à primeira divisão Gijon no Bernabeu, e já ganhava por 4 a 0 em 20 minutos de jogo com grandes actuações de Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Benzema, conhecidos na Espanha como “BBC”. Benzema bisou marcou e o Real saiu para o intervalo a vencer por 5 a 0.
O Sporting Gijon reduziu no segundo tempo, quando Ismael Lopez apareceu sozinho e teve tempo para finalizar com estilo.
A fechar a jornada de domingo o Barcelona recebeu e goleou o Athetic Bilbao, por 6 a 0, num encontro que começou a ser resolvido aos 7 minutos, quando Lionel Messi marcou o primeiro na sequência de uma grande penalidade que teve com consequência imediata a expulsão do guarda-redes basco, Iraizoz.
Luis Suárez acabou por ser a estrela do jogo, ao apontar um hat trick, aos 47′, 69′ e 82′, que o isola na frente da lista de melhores marcadores da La Liga, com 18 golos, os mesmos que Jonas soma no campeonato português. Neymar (31′) e Rakitic (62′) marcaram os restantes golos da partida em Barcelona.