Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

KUGOMA transforma INAC num Museu do Cinema

Titulares do Fórum de Cinema de Curta Metragem, KUGOMA, juntamente com jornalistas culturais e estudantes de cinematografia no país efectuaram, na pretérita segunda-feira (219, uma visita guiada ao Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), com o propósito de transformar, por enquanto, aquele lugar num museu da sétima arte.

A visita incluiu diversos departamentos do edifício, desde os arquivos, o arejamento – onde faziam a reposição das fitas danificadas -, a biblioteca, a sala de projecções e até os objectos usados para levar as imagens ao público moçambicano e não só.

Guiada pelo mais antigo e experiente guardião do INAC, Cristiano Castigo Uamusse, o passeio transformou-se numa série de esclarecimentos que vingavam dentro de cada presente. Reformado há dois anos, há que testemunhar: Cristiano é um verdadeiro entendedor do cinema.

Questionado sobre o actual estágio do cinema em Moçambique, Castigo diz que, embora com deficiência, a sétima arte evoluiu. Para ale, o problema é que os cineastas não são apoiados pelo Estado e isso lesa e mina a sua criatividade.

Uamusse é o mais antigo funcionário da instituição. Conhece cada área, cada máquina e a sua utilidade. Há anos trabalhou como supervisor de Kuxa Kanema, uma espécie de jornal de actualidades, exibido semanalmente e com duração de 10 minutos.

Foi, porém, nessa plataforma que o amor se revelou: “Produzir Kuxa Kanema era o maior prazer, mas, além de tudo, era a maior responsabilidade. As vezes, deixava a minha família para o segundo lugar, fazendo do instituto a minha moradia”, conclui Uamusse, actualmente com 59 anos de idade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!