Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kosovo diz que não aceitará acordo entre NATO e Sérvia

A missão da NATO no Kosovo afirmou esta quarta-feira que elaborou um acordo com representantes sérvios para remover os bloqueios em estradas no norte do Kosovo, mas o governo de Pristina disse que o acordo era inaceitável. A Organização do Tratado do Atlântico Norte disse que todos os obstáculos seriam removidos e seus soldados continuariam controlando dois postos de fronteira.

Ativistas sérvios queiram assumir um deles na semana passada e um policia de etnia albanesa foi morto. “Os bloqueios serão removidos e a liberdade de movimento será restabelecida”, afirmou a NATO em comunicado, acrescentando que o acordo poderia ser implementado nos próximos dias. Carros e caminhões devem passar por um controle de identificação e busca por armas.

O governo de Kosovo afirmou que o acordo era inaceitável e que não seria implementado. “O governo do Kosovo considera o projeto de acordo que foi apresentado pelo general da KFOR, Erhard Buhler, e pela autoridade sérvia (Borislav) Stefanovic como inaceitável”, afirmou o governo em comunicado à mídia. KFOR é a missão da NATO com cerca de 6.000 soldados no Kosovo.

O Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, proibiu todas as importações sérvias e impôs um imposto de 10 por cento sobre as importações da Bósnia em retaliação aos bloqueio de três anos de ambos os países às exportações kosovares. “O governo de Kosovo respeitará plenamente a reciprocidade das medidas (comerciais) com a Sérvia.”

A violência ganhou força na semana passada depois que o Kosovo enviou policiais de etnia albanesa para os postos de fronteira, controlados em grande parte por kosovares de etnia sérvia, para reforçar a barreira às importações da Sérvia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!