Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kosovo critica agressividade sérvia no segundo aniversário da independência

O presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, fez duras críticas esta quarta-feira à Sérvia e ao que chamou de “política agressiva” em relação ao Kosovo, que comemora o segundo aniversário de sua proclamação de independência. “Durante esses dois anos (…) conseguimos mostrar ao mundo que a independência do Kosovo trouxe a paz e a estabilidade para a região”, declarou Sejdiu, falando no Parlamento em uma sessão especial de comemoração da independência.

“Nosso único problema em matéria de política esterna continua sendo a Sérvia, que continua praticando sua política agressiva em relação ao Kosovo”, destacou. A Sérvia ainda considera o Kosovo como sua província meridional, e conseguiu que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) se pronuncie sobre a legalidade da proclamação de independência, em 17 de fevereiro de 2008, pelas autoridades kosovares albanesas.

A Sérvia mantém instituições paralelas nas áreas onde vive a minoria sérvia, em enclaves espalhados pelo território kosovar e no norte do Kosovo, onde a população é majoritariamente sérvia. A Sérvia mobiliza “centenas de milhões de euros” nessas instituições paralelas, que “impedem os cidadãos sérvios de se integrarem à vida social e institucional” do Kosovo, denunciou Sejdiu.

“Belgrado financia as estruturas paralelas sérvias no norte do país, onde registramos ainda um nível considerável de tráfico e criminalidade econômica”, acrescentou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!