Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kosovares votam nas primeiras eleições desde à Independência

Os kosovares votaram no domingo para eleger seus prefeitos e vereadores nas primeiras eleições organizadas desde à proclamação da independência de Kosovo, que foram parcialmente boicotadas por uma minoria sérvia dividida.

Segundo a comissão eleitoral, 45,36% do milhão e meio de eleitores foram às urnas para eleger seus representantes em 36 municípios, incluindo a capital Pristina. As secções de votação fecharam às 19H00 local. No dia 13 de Dezembro haverá o segundo turno nos municípios onde os candidatos não atingiram mais de 50% dos votos.

“Para os cidadãos de Kosovo, esta jornada é a mais importante desde à proclamação da independência”, em 17 de Fevereiro de 2008, declarou o primeiro-ministro Hashim Thaci depois de ter votado em Pristina.

Estas eleições são as primeiras organizadas pelas autoridades kosovares. A votação anterior, realizada em Kosovo após 1999, ano da retirada das forças sérvias, ocorreu sob a supervisão da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa). Segundo a Comissão Eleitoral Central, em Gracanica, capital do importante enclave sérvio na região de Pristina, houve uma participação de 23,62%. No enclave de Strpce, no sul, o índice foi de 30,51%.

Já no norte de Kosovo, na fronteira com a Sérvia, a taxa de participação era ínfima, entre 0,20% e 2,42% dos eleitores inscritos. A Sérvia considera Kosovo sua província meridional e questiona na Corte Internacional de Justiça (CIJ) a proclamação de independência do território.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!