Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kenmare investe 146 milhões de euros

A companhia Kenmare, da Irlanda, vai investir cerca de 146 milhões de euros para aumentar a sua produção, das actuais 800 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas de minérios, nas reservas de Moma, província de Nampula, Norte de Moçambique.

O director nacional de Minas, Salazar Mangumo, disse que a intenção da Kenmare é elevar para 1,2 milhão de toneladas a produção de ilmenite, um minério preliminar do titânio com várias aplicações na indústria, como peças para aviões.

Desde que começou a explorar as reservas de areias pesadas de Moma, em 2007, a Kenmare investiu pouco mais de 336 milhões de euros na extracção de ilminite, zircão e rútilo.

A expansão das actividades da Kenmare enquadra-se na dinamização da exploração mineira no país, que, além da intensificação das operações já em curso, inclui a realização de estudos de viabilidade para a reabertura de minas, referiu o director nacional de Minas.

Nesse contexto, disse Salazar Mangumo, o Ministério dos Recursos Minerais moçambicano está a realizar estudos de viabilidade para a reabertura de várias reservas de ouro na província de Manica, Centro do país.

Paralelamente a isso, está em curso a verificação do potencial de cobre existente em algumas zonas da província, adiantou Salazar Mangumo.

Também nas províncias de Gaza e Inhambane, Sul, estão em curso pesquisas de areias pesadas, afirmou ainda o diretor nacional de Minas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!