Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Keita assume presidência do Mali

O vencedor das eleições presidenciais de 11 de agosto no Mali , Ibrahim Boubacar Keita, assumiu nesta quarta-feira oficialmente a chefia do Estado após uma cerimónia em que o seu antecessor, o interino Dioncunda Traoré, transferiu o poder para o novo governante. Keita, que foi primeiro-ministro do Mali, foi eleito no segundo turno das eleições ao vencer o ex-ministro de Finanças Sumalia Cissé.

Após prestar juramento diante da Suprema Corte, Keita pronunciou seu discurso de posse. A eleição de Keita como presidente pretende colocar fim a uma profunda crise política surgida após o golpe de estado militar de 22 de março de 2012, no qual Amadu Tumani Touré foi destituído e substituído por uma junta militar. Durante esse período de transição a situação do Mali se deteriorou, especialmente após a ocupação da metade norte do país pelos rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Libertação de Azawed.

Os rebeldes, entre os quais existiam grupos islamitas armados, ocuparam as principais cidades do norte, como Gao, Kidal e Timbuktu. No entanto, os fundamentalistas foram rechaçados graças à intervenção do exército francês em janeiro, embora os tuaregues mantiveram sua pressão e reivindicações separatistas a favor da independência de Azawed, onde desejam criar um Estado islâmico em uma área de 850.000 quilômetros quadrados.

Os islamitas convocaram para esta quarta-feira uma manifestação a favor da independência da região. Durante discurso de despedida, o presidente transitório, Traoré, convocou a população a colaborar com Keita e disse que o novo governante representa a esperança.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!