Cerca de 400 mil novos focos habitacionais deverão surgir na KaTembe, na margem Sul da Baía de Maputo, nos próximos três anos, mercê da projectada construção da ponte que ligará a baixa da capital moçambicana àquele distrito urbano e de duas estradas alcatroadas, cujas obras deverão arrancar já este mês de Setembro de 2012.
A sua construção está inserida no grande projecto das estradas Maputo/KaTembe/ Ponta do Ouro e Bela Vista/ Boane de 209 quilómetros, cujas obras irão consumir cerca de 616,25 milhões de dólares norte-americanos financiados pelo Exim Bank, da China.
O surgimento destas habitações foi anunciado pelo edil de Maputo, David Simango, explicando que os novos habitantes poderão ser os actuais residentes do bairro Malanga e outros aglomerados a serem retirados para dar lugar à ponte KaTembe de 2920 metros de extensão, a partir da Avenida OUA, devendo, para isso, esta estrada ser objecto de trabalhos de requalificação, incluindo a vizinha 24 de Julho e reconversão do nó das Estradas Nacionais Números 1 e 4 (EN-1 e EN-4).
Do bairro da Malanga e outros próximos deverão ser transferidos cerca de 800 moradores, desconhecendo-se o número de habitantes da KaTembe também a serem atingidos pelo processo por estarem a decorrer ainda trabalhos de levantamento, segundo ainda Simango.
Outras pontes Já nos distritos de Boane e Matutuine várias outras pontes sobre os rios Umbeluzi, Maputo, Futi, Changalane, Tembe e Mahubo irão ser construídas e/ ou reabilitadas, no âmbito do desenvolvimento das obras de construção de 63 quilómetros de estrada Bela Vista/Boane e desenvolvidos planos urbanos daquelas duas zonas.
Frisa-se, entretanto, que a estrada Boane/Bela Vista vai dinamizar vários empreendimentos activos e em obras de construção como é o caso da fábrica de cimento de Boane, segundo Cadmiel Mutemba, ministro das Obras Públicas e Habitação, falando na apre- sentação do projecto das estradas Maputo/Katembe/Ponta do Ouro e Bela Vista/Boane.