Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Justiça da Costa do Marfim liberta próximos de Laurent Gbagbo

A justiça da Costa do Marfim concedeu, Quinta-feira (21), a liberdade provisória a oito personalidades próximas do ex-Presidente Laurent Gbagbo presas desde o fim da crise pós-eleitoral em Abril de 2011, anunciou um comunicado do Ministério da Justiça.

Trata-se do antigo primeiro-ministro Gilbert-Marie N’gbo Ake, do antigo ministro da Economia e Finanças, Désiré-Noël Laurent Dallo, da antiga ministra da Saúde, Adjobi Christine Ayay Nebout, do jornalista Norbert Gnahoua Zabrabi, do sindicalista Basile Gahé Mahan, do antigo ministro Jean-Jacques Béchio, do ex chefe de milícia Glofiéhi Mao e do comandante KOuassi Dua, ex-ajudante de campo de Laurent Gbagbo.

Esta decisão do Governo da Costa do Marfim é um gesto para baixar a tensão política para promover o diálogo republicano com a Frente Popular Ivoiriense (FPI), o partido de Gbagbo, que colocou como premissa a libertação dos seus quadros detidos.

Em entrevista ao semanário pan-africano “Jeune Afrique”, o primeiro-ministro ivoiriense, Daniel Kablan Duncan, anunciou uma aceleração dos procedimentos judiciais.

Estas personalidades que obtiveram a liberdade provisória são perseguidas por crimes de sangue, participação em bandos armados, atentados à segurança do Estado, crimes económicos, roubo e desvios de bens do Estado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!