Juristas e académicos entrevistados pelo @Verdade em Nampula afirmam que a falta de transparência e clareza nos processos eleitorais no nosso país está a desmotivar o eleitorado a dirigir-se às mesas de voto para escolher os candidatos e formações políticas da sua preferência, pois os resultados são viciados para beneficiar o partido no poder.
Arlindo Murrirua, jurista baseado na cidade de Nampula, disse que a possibilidade de haver abstenções nas eleições autárquicas de 20 de novembro é maior, e que isso é resultado do cansaço do povo, o que resulta na governação forçada por único partido.
Contrariamente aos outros municípios, Murririua disse que as cidades de Quelimane e Beira poderão registar maior afluência de eleitores porque as pessoas estão a praticar a verdadeira democracia, escolhendo dirigentes por si acreditados.
Este posicionamento é secundado por José António, docente universitário, que afirma que os órgãos eleitorais devem trabalhar com dedicação para que nas próximas eleições autárquicas não haja registo de abstenções por falta de transparência e clareza nos resultados.